Câncer de Próstata

Imagem Câncer de Próstata

Sendo o câncer mais comum entre homens acima dos 50 anos, o câncer de próstata é um tumor originado pela produção desenfreada de células da glândula. A próstata é um órgão que faz parte do processo reprodutivo masculino, sendo responsável pela produção e armazenamento do semên.

É importante ressaltar a importância do exame periódico após os 50 anos, já que esse tumor, em estágio inicial não apresenta sintomas e nesta fase as chances de cura são elevadas, e quando descoberto já em estágio avançado dificulta o tratamento e as chances de cura.

Pré-disposições para esse câncer

Assim como outras doenças, o câncer de próstata possui fatores que contribuem para o seu desenvolvimento, devendo ser pontos de atenção para os homens. São eles:

  • Idade: A grande parcela dos homens acometidos com essa patologia tem mais de 45 anos. O ideal é realizar exames preventivos anualmente.
  • Histórico familiar: Caso pais ou irmãos tenham tido a doença antes, é necessário redobrar os cuidados. Um dos principais fatores de risco é a hereditariedade.
  • Raça: Homens negros têm maior propensão a desenvolver o câncer de próstata.
  • Obesidade e dieta: Nota-se maior incidência da doença em homens obesos e naqueles com dieta rica em gordura animal.

Sintomas do Câncer de Próstata

No estágio inicial, a maioria dos casos não apresentam sintomas característicos. O que pode acontecer são mudanças no sistema urinário, uma vez que o aumento da glândula pressiona a uretra (Hiperplasia Benigna). Entre os principais sintomas, podemos destacar:

  • A necessidade de urinar diversas vezes no período noturno;
  • Sensação de ardor e de esvaziamento vesical incompleto;
  • Sangramento na urina.

Já no estágio mais avançado do câncer de próstata, pode haver dor lombar, fraqueza muscular, dor pélvica e insuficiência renal.

Diagnóstico do Câncer de Próstata

O diagnóstico precoce é fundamental para obter um tratamento efetivo. Através do exame clínico com toque retal e o PSA (exame de sangue) se suspeita da presença do tumor.

Homens com idade acima dos 50 anos, que não se incluem nos fatores de risco, devem procurar um especialista para a realização dos exames preventivos anualmente.

Já, homens que apresentam ao menos um fator de risco citado acima, os métodos preventivos devem ser iniciados a partir dos 45 anos.

Após a percepção de alguma alteração na avaliação inicial, é recomendado a realização da biópsia prostática para a comprovação da presença do câncer de próstata.

Tratamento do Câncer de Próstata

Com o avanço da medicina, dispomos de técnicas minimamente invasivas para o tratamento do câncer de próstata, como é o caso da cirurgia robótica, que além da cura, promove maior qualidade de vida ao paciente.

Dr. Glauco Melo
Urologista - CRM 121235

Imagem Atendimento Humanizado
Atendimento
Humanizado
Imagem Currículo Diferenciado
Currículo
Diferenciado
Imagem Domínico Técnico
Domínio
Técnico
Imagem Domínico Técnico
Cirurgia
Robótica
imagem-doutor-destaque-internas

Agende sua consulta