Câncer de Rim
Sendo mais comum em homens do que em mulheres, o câncer dos rins atinge majoritariamente pessoas entre 55 e 75 anos. Não havendo uma regra, esse câncer pode avançar lentamente durante anos ou de forma acelerada em pouco tempo.
Tipos de câncer nos rins
Há 5 tipos de câncer que afetam o sistema renal, tendo características diferentes, são eles:
- Carcinoma de células renais claras;
- Carcinoma papilar de células renais;
- Carcinoma cromófobo de células renais;
- Ductos coletores;
- Sarcomatoides.
Sintomas do câncer renal
Os sintomas dessa patologia podem facilmente ser confundidos com outras doenças. Além disso, variam de acordo com o estágio da doença. Os principais são:
- Sangue na urina;
- Dores lombares;
- Palidez;
- Perda de peso exagerada;
- Inchaço abdominal.
Principais causas
As causas desse câncer não são exatas e nem comprovadas, porém existem hábitos que podem aumentar as chances do desenvolvimento dessa patologia. Entre elas, o tabagismo pode ser considerado uma das principais. Além disso, o histórico familiar, hipertensão, obesidade e disfunção renal dialítica.
Tratamento
Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de cura.
A cirurgia é o tratamento indicado para a remoção completa do tumor, e dependendo do estágio há a necessidade de realizar a nefrectomia parcial, que consiste na retirada do tumor e uma pequena área sadia ao entorno, preservando o maior volume possível de rim ou a nefrectomia radical, que é a retirada completa do rim acometido, mais indicado em casos avançados do câncer.
Em ambas as cirurgias é possível utilizar o método robótico, tornando um tratamento menos invasivo e com rápida recuperação pós-cirúrgica.
Dr. Glauco Melo
Urologista - CRM 121235
Atendimento
Humanizado
Currículo
Diferenciado
Domínio
Técnico
Cirurgia
Robótica