Cirurgia Robótica
Diferente do que se via há 10 anos atrás, hoje a medicina é uma das principais beneficiadas com os avanços da tecnologia. A cirurgia robótica é um modelo minimamente invasivo e que agrega diferentes vantagens para o tratamento do paciente. Um dos principais benefícios está relacionado ao momento da operação, como a diminuição da perda de sangue e um pós operatório menos doloroso e desconfortável.
Além disso, ao contar com essa técnica é possível reduzir o tempo de permanência no hospital e acelerar o retorno para as atividades diárias.
Vantagens da cirurgia robótica
Além dos benefícios já citados, é possível que o médico consiga ter vantagens relacionadas ao procedimento. O que se torna extremamente positivo para o resultado final. Outras vantagens são:
- Melhor visibilidade da área a ser tratada;
- Maior amplitude para os movimentos cirúrgicos;
- Menor tempo de duração do procedimento;
- Redução dos riscos de infecção.
A cirurgia sendo uma das principais modalidades para o tratamento de câncer, o método robótico acaba tendo vantagens em relação aos métodos tradicionais.
Além disso, pode ser empregada para diversas indicações, sendo um grande aliado na remoção de tumores e remoção parcial ou completa de órgãos em casos mais avançados.
Como é realizada?
Todo o processo de cirurgia robótica é realizado por um robô com quatro braços mecânicos equipados com diferentes instrumentos médicos e uma câmera. Assim, são realizadas pequenas incisões no corpo do paciente.
Apesar de parecer, essa cirurgia não é realizada através de inteligência artificial e sim com controle de um cirurgião altamente qualificado que comanda todo procedimento através de um console.
Dr. Glauco Melo
Urologista - CRM 121235
Atendimento
Humanizado
Currículo
Diferenciado
Domínio
Técnico
Cirurgia
Robótica