Hiperplasia Prostática Benigna
Também conhecida como HPB, a hiperplasia da próstata benigna é um aumento que ocorre naturalmente na próstata de homens com mais de 60 anos. Devendo ser tratada com um urologista, essa patologia pode apresentar sintomas bastante similares a outras doenças, por isso é importante acompanhamento frequente com um profissional.
Um ponto válido a ressaltar, é que a hiperplasia não é uma pré-disposição para o câncer de próstata, porém pode ocorrer do homem ter as duas doenças ao mesmo tempo. Os sintomas da HPB são gradativos e avançam ao longo dos anos, isso depende da proporção do inchaço e se ele está obstruindo outros órgãos do sistema urinário, como a uretra, por exemplo.
Sintomas mais comuns
Como citado anteriormente, os sintomas da HPB podem ser confundidos com outras doenças. Por isso, é importante ter atenção ao notar os mais característicos, como:
- Micção frequente: um dos principais sintomas é a vontade constante de urinar, mesmo quando há uma pequena quantidade de líquido na bexiga. Isso ocorre porque o inchaço da próstata pressiona a uretra que é responsável por expelir o xixi. A vontade pode ficar mais frequente durante a noite.
- Dificuldade para urinar: em contraponto com o sintoma anterior, quando a próstata pressiona de forma exacerbada a uretra, é possível começar a ter dificuldades para conseguir urinar. Pode ocorrer uma demora na micção ou até mesmo jatos mais fracos de xixi.
- Não conseguir urinar: isso ocorre quando a hiperplasia está em estágio avançado e obstrui totalmente a uretra, impedindo a expulsão do xixi. Nesse caso, deve-se buscar tratamento médico com urgência, já que esse fator pode atingir outros órgãos, como a bexiga e os rins.
Tratamento
O tratamento adequado irá depender do estágio que se encontra a hiperplasia prostática. No entanto, em casos mais leves, o tratamento medicamentoso pode ser o suficiente para a cura.
Já em casos mais avançados, há a necessidade de uma intervenção cirúrgica. No entanto, com o avanço da tecnologia, dispomos de técnicas menos invasivas para promover o bem-estar e a qualidade de vida do paciente, como a vaporização prostática com Green Laser.
Essa é uma técnica que dispensa cortes ou cicatriz. Através do laser, é possível atingir diretamente sobre o tecido benigno prostático em excesso, não afetando o entorno do órgão.
Dr. Glauco Melo
Urologista - CRM 121235
Atendimento
Humanizado
Currículo
Diferenciado
Domínio
Técnico
Cirurgia
Robótica